sábado, 26 de setembro de 2009

Barrichello: Prefiro tentar e bater a não tentar



"Prefiro tentar e bater a não tentar", diz Barrichello


Brasileiro comemora resultado: "Apesar de tudo, terminei na frente do Button"

Rubens Barrichello falou neste sábado à imprensa brasileira em Marina Bay, palco do GP de Cingapura deste domingo.

O vice-líder do mundial não se mostrou abalado por seu acidente, afirmou que o chassi do carro não foi danificado pela batida e esbanjou otimismo: Estou muito tranquilo, estou numa fase ótima, saio daqui de uma forma entusiasmada e com um resultado muito melhor do que o que eu esperava".

"Apesar de tudo, ainda fiquei na frente do meu companheiro de equipe", destacou o brasileiro, que larga em 10º lugar, duas posições à frente de Jenson Button.

Confira os principais trechos da entrevista:

O acidente

"O acidente foi só uma 'ralada' no muro, o que dá um tom infeliz para um final que eu acho que foi feliz. Por alguma razão a gente perdeu o ritmo na classificação, dentro daquilo que a gente achava que poderia conquistar."

"Na classificação o carro estava diferente, saindo de traseira... Acho que temos que ser positivos. O dia de hoje foi um dia difícil, trocamos o câmbio, mas mesmo assim largamos na frente do Jenson, com chances boas de pontuar amanhã."

Mais uma troca de câmbio?

"Eu corro com este câmbio até de patinete! [risos] Mas já deixei claro que não gostaria de uma outra troca. Pelos exames feitos no carro, o chassi está inteiro e parece que está tudo bem com o câmbio, também. Será uma longa noite para os mecânicos."

"Não posso tirar o pé"

"É uma pena ter acabado no muro. Eu não posso simplesmente tirar o pé e deixar as coisas acontecerem. O carro estava bom, batendo um pouco no chão, tentei entrar um pouco mais forte na curva e acabei batendo, mas prefiro sair daqui batendo com a cabeça erguida por ter tentado do que ter tirado o pé para evitar a batida bater."

"Quando chegamos aqui, o pensamento é que em uma pista ondulada, não daria para empurrar com a barriga. Andamos hoje pela manha e a pressão em cima do câmbio era demasiada. Tomamos a decisão de trocar, e eu não poderia ir contra esta decisão."

Otimismo para a corrida

"A minha situação é boa, porque, apesar de tudo, salvei gasolina por ter parado o carro ali. Não era da forma como eu gostaria de ter estacionado mas, de qualquer forma, foi bom ter parado o carro."

"O Jenson com certeza fará uma estratégia em cima do que o companheiro de equipe faz. Estamos na mão de uma boa largada, de uma boa corrida, da torcida... Uma corrida onde tudo pode acontecer. Estou muito tranquilo, estou numa fase ótima, saio daqui de uma forma entusiasmada e com um resultado muito melhor do que o que eu esperava. Apesar de tudo, ainda fiquei na frente do meu companheiro de equipe."

"Acho que a gente nunca pode fechar os olhos para os competidores. A gente não entende muito bem porque algumas vezes eles andam tão bem ou tão mal, mas de qualquer forma eles vão vir fortes para Suzuka, então é o momento de marcar o máximo de pontos possíveis. Com o olho esquerdo aberto para eles, e o direito olhando para o Button."

A estratégia

"No gráfico de parada sem tráfego, [uma estratégia de] três paradas pode até ser mais rápida do que [uma estratégia de] duas paradas. Uma parada está fora do quesito. Mas duas paradas é 99% do que o pessoal vai fazer, senão 100%."

"O pneu mole está esfarelando um pouco, isso prejudica os tempos. Acredito que, salvo a Ferrari que parece sempre andar melhor com os pneus moles, a gente deva ver uma largada com todo mundo de pneus duros."

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