domingo, 16 de maio de 2010

Gp de Mônaco 2010 - Schumacker Faz "Cagada" e Não Pontua.


Piloto alemão interpretou mal os regulamentos do 'safety car', tentou ganhar uma posição, acabou penalizado e caiu para o 12º lugar

Michael Schumacher (Mercedes) foi penalizado em vinte segundos pelos comissários desportivos do GP do Mónaco, por ter feito uma ultrapassagem ilegal nos últimos metros da sexta etapa do Mundial de Fórmula 1, que se correu neste domingo no circuito urbano de Monte Carlo. O piloto alemão caiu assim para o 12º e penúltimo lugar, não somando qualquer ponto na prova monegasca.

O incidente aconteceu na última volta da corrida, com o 'safety car' em pista devido a um acidente que deixou em má posição os monolugares de Karun Chandhok (Hispania-Cosworth) e Jarno Trulli (Lotus-Cosworth). O carro de segurança entrou para a linha de 'boxes' e os pilotos deveriam seguir em fila até à linha de chegada. Todos o fizeram, menos Schumacher.

O alemão seguia na sétima posição e aproveitou os metros que restavam para ultrapassar Fernando Alonso (Ferrari), o que lhe valeria mais dois pontos no campeonato. Os comissários consideraram a manobra ilegal e penalizaram Schumacher em vinte segundos, o que o atirou para o fim do pelotão.

Schumacher disse depois que viu a indicação de “pista livre” e decidiu ultrapassar. Alonso já tinha dito que a equipa o informara que era proibido ultrapassar na última volta, que o 'safety car' sairia de pista apenas para não cruzar a linha de chegada à frente dos monolugares. “Pensei logo que eram mais uns pontos que ele ia perder”, previu o espanhol.

“Se a corrida chegar ao seu termo enquanto o 'safety car' estiver em pista este entrará no 'pitlane' na derradeira volta e os carros deverão terminar a corrida sem ultrapassagens”, diz o regulamento, bastante claro neste aspecto.

Assim, Alonso recuperou os oito pontos relativos ao sexto lugar, Nico Rosberg (Mercedes) e Adrian Sutil (Force Índia-Mercedes) ganharam mais dois pontos, Vitantonio Liuzzi (Force Índia-Mercedes) mais um e Sebastien Buemi conquistou o ponto correspondente ao décimo lugar .

1. Mark Webber (Red Bull-Renault), 1h50m00,000s
2. Sebastian Vettel (Red Bull-Renault), a 0,448s
3. Robert Kubica (Renault), a 1,600s
4. Felipe Massa (Ferrari), a 2,600s
5. Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes), a 4,300s
6. Fernando Alonso (Ferrari), a 6,300s
7. Nico Rosberg (Mercedes), a 6,600s
8. Adrian Sutil (Force Índia-Mercedes), a 6,900s
9. Vitantonio Liuzzi (Force Índia-Mercedes), a 7,300s
10. Sebastien Buemi (Toro Rosso-Ferrari), a 8,100s
11. Jaime Alguersuari (Toro Rosso-Ferrari), a 9,100s
12. Michael Schumacher (Mercedes), a 25,700s
13. Vitaly Petrov (Renault), a 4 voltas

Fonte: AutoPortal.



  ©Template by Dicas Blogger.