segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Briatore Banido da F1



O Conselho Mundial de Esporte a Motor da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) decidiu em reunião nesta segunda-feira que Flávio Briatore foi banido da Fórmula 1 pelo caso da armação no Gp de Cingapura de 2008, em que coagiu Nelsinho Piquet a bater no muro para favorecer a equipe Renault.

Briatore não pode ter mais nenhum envolvimento com a categoria da Fórmula 1, terá inclusive que abandonar o posto de empresário de pilotos na F-1. Atualmente, ele é agente de Fernando Alonso, Mark Webber, Heikki Kovalainen e Romain Grosjean. Pois, a FIA não liberará a superlicença de nenhum piloto ou empresa que tenham ligações com ele.

A escuderia francesa seria banida, mas como auxiliou nas investigações e a saída dos envolvidos, foi punida com dois anos de suspensão, até o fim de 2011, mas com sursis: ou seja, o time não cumprirá a punição, a não ser que cometa outra infração grave ao regulamento durante este período. A montadora terá que auxiliar no trabalho de segurança á FIA.

O brasileiro Nelsinho Piquet escapou de punições por ter ajudado nas investigações, confirmando assim, a imunidade que a FIA havia prometido por ele ter entregado as provas.

O piloto da equipe, Fernando Alonso, que venceu a prova de Cingapura em 2008, foi inocentado ter cooperado e participado da reunião.

Pat Symonds, diretor de engenharia, foi suspenso por cinco anos de quaisquer competições organizadas pela FIA. Symonds não poderá inclusive acessar áreas em que esteja sob a jurisdição da FIA.

  ©Template by Dicas Blogger.